terça-feira, 27 de outubro de 2009

Piloto Carlos Cunha


Um vencedor dentro e fora das pistas: campeão da STOCK CAR LIGHT, em 1998, Carlos Cunha teve seu nome registrado 6 VEZES NO GUINNESS BOOK OF RECORDS, com as seguintes marcas:


1º RECORDE: PERCURSO EM DUAS RODAS: 33 km DE DISTÂNCIA.
2º RECORDE: PERCURSO EM DUAS RODAS : 218 km E 200 m DE DISTÂNCIA.
1º RECORDE: VELOCIDADE EM DUAS RODAS: 137 km/h.
2º RECORDE: VELOCIDADE EM DUAS RODAS: 155,844 km/h.
PERCURSO EM DUAS RODAS COM CAMINHÃO: 3,5 km DE DISTÂNCIA
VÔO LIVRE COM CARRO: 31,0 METROS E 42 CENTÍMETROS.

A personalidade, o profissionalismo e história de sucesso transformaram Carlos Cunha num dos mais carismáticos conhecido e influente pilotos do Brasil.

Com seu show de acrobacias automobilísticas, ele já se apresentou em mais de três mil cidades do Brasil e do Exterior, inúmeras vezes na televisão e em eventos especiais e aniversários de cidades. Por obter ótimo retorno e elevar os índices de audiência na TV, é constantemente convidado a voltar.

Nas suas apresentações públicas o número de expectadores gira em torno de 10.000 (dez mil) pessoas, ultrapassando 35.000 em algumas etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Andando em duas rodas nas pistas dos autódromos, nas estradas e ruas brasileiras ou como motorista comum, Carlos Cunha nunca sofreu nenhum tipo de acidente e em parceria com a Chevrolet, comprometido com a SEGURANÇA DOS MOTORISTAS e SEUS FAMILIARES, divulgou vários programas educativos transmitidos pela televisão; tendo um deles ganho o prêmio VOLVO DE TRÂNSITO.

Um moderno e potente sistema de som transmite ao público presente as mensagens dos patrocinadores e permite ao piloto Carlos Cunha fazer a narração do show, destacando as vantagens que seus patrocinadores oferecem, enquanto realiza manobras radicais sobre duas ou quatro rodas.

Programa Carlos Cunha Show


Depois de se consagrar com seis registros no GUINESS BOOK OF RECORDS e de vencer o Campeonato Brasileiro de STOCK CAR LIGHT em 1.998, Carlos Cunha usará sua experiência e conhecimento para mostrar ao público os segredos desta paixão dos brasileiros de todas as idades que é o mundo do automóvel. Em seu mais novo desafio o programa Carlos Cunha Show que vai ao ar todos os domingos às 11h00 da manhã na BAND, um programa dedicado ao mundo automobilístico e com destaque para os esportes a motor.
Este mundo tem sempre novidades que nem sempre são compreendidas pelo público que esta fora dele. São novidades tecnológicas, de produção, de mercado, de atitude, que os piloto irá traduzir para uma linguagem menos técnica, para que todos possam entender.
Nas corridas, além do que acontece nas pistas, são mostrados os bastidores, o trabalho das equipes, os detalhes que podem levar ao sucesso ou não, como é a vida de um piloto em suas outras atividades, os acertos dos carros, etc.
Cunha já provou ser um vencedor, ganhando tudo o que se propôs ganhar; por isso mesmo, o seu programa é um grande sucesso e com muita adrenalina. Não percam todos os domingos às 11h00 da manhã.

Carlos Cunha Show


Mais de três mil apresentações em cidades do Brasil e do exterior, três milhões de quilômetros em ruas e estradas brasileiras, nenhum tipo de acidente em apresentações ou mesmo como motorista comum. Este é o perfil do Piloto campeão do OMEGA STOCK CAR/98 e recordista mundial sobre duas rodas, seis vezes inscrito no GUINNES BOOK OF RECORDS, Carlos Cunha e seu Show Fantástico Chevrolet, fortes aliados em todas as campanhas educativas de trânsito.

Com o apoio da General Motors do Brasil, tem levado ao público um espetáculo de mais de uma hora de duração, no qual apresenta o balé dos veículos Chevrolet, anda em duas rodas, engata marcha ré a mais de 70 km por hora e literalmente voa a uma distância de 12 metros, atravessando uma barreira de fogo. Carlos Cunha com suas acrobacias de efeito, entusiasma o público presente.
Com sua habilidade em manobras precisas e radicais, ele mostra que conhecendo bem o veículo e não bebendo antes de sentar ao volante, é possível dirigir sem se envolver em acidentes, respeitando sempre as leis de trânsito.


A GM do Brasil e Carlos Cunha, comprometidos com a segurança dos motoristas e seus familiares, divulgaram vários programas educativos de trânsito transmitidos por alguns canais de TV. Um deles ganhou o prêmio Volvo de Trânsito com o melhor de 1993.


O Show Fantástico Chevrolet é realizado em qualquer tipo de pista asfaltada sem obstáculos, com 250 metros de comprimento por 9 metros de largura, devidamente protegida por cordões de isolamento em toda sua extensão. Assim o público presente que varia de acordo com o local onde se realiza o show, contando com cinco, dez e até vinte mil pessoas distribuídas nos espaços ao redor da área reservada, esta sempre em total segurança e nos autódromos, até 35.000 espectadores. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

LOCKHEED MARTIN/ BOEING F-22 RAPTOR. O futuro do combate aéreo chegou!



DESCRIÇÃO (foto: Mark Carlisle)
O F-22A Raptor representa a nova geração de caças de superioridade aérea dos EUA, substituindo nessa tarefa o consagrado Mc Donnell Douglas F-15C Eagle. O F-22 é muitíssimo superior ao F-15 em desempenho de voo assim como na tecnologia que faz parte de todo o sistema. Além da muito maior manobrabilidade conseguida em parte pelo uso de motores com vetoração de empuxo podendo suportar cargas de 9 Gs em curvas fechadas, ele também é muito difícil de ser detectado pelos radares inimigos, tornando o inimigo cego a respeito de sua presença.
De fato o F-22 é o mais manobrável caça norte americano que já entrou em seviço sendo que é o unico avião de combate da força aérea dos Estados Unidos capaz de igualar as manobras dos caças russos da família Flanker. Deve-se ter em mente, porém, que em termos de manobrabilidade, a diferença entre esses dois aviões é muito pequena sendo que o resultado de um combate à curta distancia, estaria nas mãos do melhor piloto.
Acima: Nesta foto tirada no primeiro deslocamento de caças F-22 para fora do território norte americano, podemos ver dosi tanques de combustivel sub cabides externos na asas. Uma imagem bem rara, na medida que normalmente o F-22 não transporta cargas externas.
A suite aviônica do F-22 tem como principal elemento o avançado radar de varredura eletronica ativa (AESA) Nothrop Grumman AN/APG-77. Uma das qualidades deste radar é sua capacidade LPI (Low Probability of Intercept) que o torna discreto frente aos sensores de alerta inimigos que não são capazes de perceberem que estão sendo rastreado pelo F-22 dado a baixa potencia de emissão do radara APG-77. O Alcance do APG-77 está em 270 Km contra alvos com a sessão frontarl (RCS) do tamanho de um caça (5m2) voando alto, e ele ainda pode fazer varredura ar terra simultaneamente com a busca ar ar, uma caracteristica tipica dos avançados radares AESA que estão sendo colocados em serviço ou em desenvolvimento. Outra importante capacidade que o radar APG-77 traz é o modo de guerra eletrônica capaz de interferir em radares inimigos. Vale observar aqui que a capacidade de guerra eletronica do APG-77 é tão eficiente que acabou por justificar ser o unico elemento de guerra eletronica ativa do F-22, não sendo, assim, instalado nenhum outro sistema comum em aéronaves de combate de geração anterior.
O F-22 é uma aéronave totalmente integrada no conceito de guerra centrada em redes sendo por isso equipada com um novo tipo de sistema de intercambio de dados de banda larga conhecido como IFDL (Inter/intra Flight Data Link) que permite a troca de dados com outros caças, aviões de alerta aéreo antecipado AWACS/AEW e bases terrestres. A capacidade desse sistema é tão ampla que o F-22 pode, através desse sistema, saber dados como combustivel restante nas aéronaves da esquadrilha, armas disponiveis nos outros aviões e ainda poder designar alvos para que um missil do outro F-22 possa atacar.
Acima: Aqui temos um radar APG-77 usado no F-22. Este radar é um dos mais modernos radares aerotransportados já instalado num caça.
A propulsão do F-22 é composta por dois potentissimos motores Pratt and Whitney F-119 P-100 que rendem 15600 Kgf de empuxo. Essa potência é necessária na medida que um dos principais requisitos do projeto era conseguir voar em regime de supercruise (velocidade de cruzeiro supersônica) sem o uso dos pós combustores, garantindo uma economia de combustível, além de que nesse regime, o F-22 é o mais rápido caça em operação e garante uma resposta extremamente rápida e letal num cenário de patrulha de combate. Uma outra característica importante deste motor, esta no fato de que ele possui vetoração de umpuxo bidimensional. Com esta capacidade, em que os bocais dos motores, se movimentam a 20 graus para cima ou para baixo, melhora a agilidade do F-22, principalmente em velocidades mais baixas. Futuramente, uma versão deste motor, a F-119 611, também conhecido como F-135, vai superar essa potência, com 16500 Kgf de empuxo. Essa versão foi instalada nos novos caças F-35 Ligthning II do programa JSF.
Acima: Este F-22 lança um missil AIM-120 Amraam. Notem a porta do painel de armas aberto abaixo do caça.
O armamento do F-22 pode ser transportados em compartimentos internos, para preservar sua furtividade, ou em 4 cabides externos que seriam usados no momento em que não houvesse mais necessidade da furtividade do F-22. Isso ocorreria, por exemplo, quando a superioridade aérea já tivesse sido conquistada e as defesas antiaéreas inimigas estivessem inoperantes. As armas principais são ar ar, na medida em que o avião foi originalmente projetado especificamente para missões ar ar, sendo que uma composição de até 6 misseis Raytheon AIM-120 C/D Amraam e 2 misseis Raytheon AIM-9 Sidewinder é transportada nas 3 caixas de armamentos. Externamente, cada um dos 4 cabides sob as asas, é capaz de transportar até 2500 kg de cargas externas. O F-22A, no final de seu desenvolvimento, teve incorporado uma consideravel capacidade e ataque ar solo. Na caixa de armas principal, podem ser alojados 2 bombas de 450 kg do tipo JDAM, junto com 2 misseis AIM-120 C/D Amraam, ou 8 pequenas bombas GBU-39 SDB, junto com 2 misseis AIM-120. Já, o canhão General Eléctric M-61 A2, de 20 mm, uma arma classica nos caças norte americanos, foi instalado ao lado direito, acima da entrada de ar do motor, onde ele fica oculto até a hora do disparo, para preservar a furtividade do avião.
Acima: Nesse grafico podemos ver o esquema de armamento do F-22 além de ter uma idéia dos tipos de armas que ele transporta.
Porém nem tudo são “flores” quanto a esse avião. Em primeiro lugar podemos citar o impressionante valor da célula que está em torno de U$ 200.000.000,00. O mais caro caça feito até hoje, sendo que a tecnologia de invisibilidade envolvida representa o principal motivo desse valor. Em segundo, lugar a atual tecnologia antifurtiva está colocando em cheque as qualidades de se ocultar dos aviões invisíveis na medida que já se sabe que radares que operem em bandas largas podem detectar esses aviões. É verdade que não podem traqueá-lo para orientar mísseis, mas podem vetorar interceptadores até eles. Esses fatores colocam desafios sobre a verdadeira eficiência sobre esse caríssimo sistema de armas. Uma coisa é certa. Com certeza o F-22 pode, mesmo sendo observado, superar seus inimigos no combate aéreo de longa distancia simplesmente pela incapacidade de se disparar mísseis guiados a radar contra ele, já que os radares dos caças e mesmo dos mísseis atuarem em, freqüências muito baixas para detectar o Raptor, dando a ele, assim , a capacidade de disparar primeiro e escapar de um contra ataque.
Acima: Um F-22 taxia pela pista durante sua primeira apareição num treinamento Red Flag. O F-22 venceu todos os embates simulados em que se envolveu.
FICHA TECNICA DE DESEMPEMPENHO
Velocidade de cruzeiro:
mach 1,5 (1650 Km/h)
Velocidade máxima: mach 3
Razão de subida: * + 15240m/min
Potência: 1.45
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 28º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/alcance: * 2500 km/5000km
Alcance do radar: Nothrop Grumman AN/APG-77 com 270 Km de alcance.
Empuxo: 2 Pratt & Whitney F-119 PW-100 X 15600 kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 18,92 m
Envergadura: 13,56 m
Altura: 5 m
Peso vazio: 13608 kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM-120C Amraam, AIM-9X Sidewinder
Ar terra: Bombas GBU-31 JDAM, Bombas GBU-39 SDB
Interno: 1 Canhão General Electric M-61 A2 de 20 mm
Obs: * significa que o dado é estimado
ABAIXO UM VIDEO ONDE O F-22 EXIBE SUAS QUALIDADES ACROBATICAS.



Fonte: aircombatcb.blogspot.com

NORTHROP B-2 SPIRIT. O 1º bombardeiro invisivel do mundo.



DESCRIÇÃO
O bombardeiro invisível Northrop B-2A Spirit foi o resultado do programa ATB que foi desenvolvido de forma discreta, pois a característica de invisibilidade não era conhecida pelo público, naquela época. Em novembro de 1988 a USAF (força aérea dos Estados Unidos), apresentou publicamente o primeiro B-2 na famosa base aérea de Edwards. O desenho de asa voadora causou uma impressão aos espectadores sobre a possibilidade ou não daquele avião decolar. Um avião muito diferente do que se costumava ver. Testes, posteriores, não só provaram que o avião voava, mas que voava muito bem.

Acima: O B-2 é um dos principais vetores na dissuasão estratégica norte americana.
Com o B-2, a força aérea americana tem capacidade, já demonstrada, de atacar alvos em qualquer parte do mundo sem ser rastreado, com precisão e eficiência, sendo que o batismo de fogo desse bombardeiro foi no ataque contra a Servia que aconteceu em 1999 na operação força aliada. A configuração de asa voadora e sem superfícies de controle verticais dão a esse avião uma configuração inédita para essa categoria de aeronave.

Acima: Nesta foto da decolagem de um B-2 pode-se verificar o formato do escape de gases dos motores que otimizam o esfriamento da assinatura IR.
O B-2 usa um radar AN/APQ-181 de conceito LPI (low probability of intercept) ou baixa probabilidade de ser interceptado. Este radar de abertura sintética participa dos processos de lançamento de armas, seguimento do terreno para uma navegação e baixa altitude segura. Em 2010 deve ser entregue um novo radar de varredura ativa AESA que deve substituir o AN/APQ-181. O B-2, mesmo sendo um bombardeiro de ataque intercontinental, é operado por, apenas dois pilotos, que ficam sentados em dois acentos ejetáveis Aces ll zero zero , do mesmo tipo dos usados em caças com um painel com 8 mostradores de cristal liquido multifuncionais, e um “stick” de controle, igual ao usado em caças.

Acima: Com o uso da tecnica de reabastecimento em voo, o alcance do B-2 se torna virtualmente ilimitado.
O B-2 é propulsado por 4 confiáveis motores General Electric F-118 GE-100 que rendem 7847 kg de empuxo cada. Esses motores são montados no interior do corpo das asas e os bocais de escape dos motores não ficam expostos. Dessa forma, há uma diminuição da assinatura infravermelho do avião, aumentando sua imunidade contra sensores que trabalhem com esse tipo de assinatura.

Acima: Um B-2 "semeia" sua carga de 80 bombas MK-82 de baixo arrasto. A capacidade de destruição que o B-2 pode impor é arrasadora.
O armamento do B-2 é transportado, exclusivamente em dois compartimentos internos que ficam sob a parte central da fuselagem. Esses compartimentos, juntos, transportam, até, 20000 kg de armas. Existe um lançador giratório de armas fabricado pela Boeing, que pode ser instalado nos compartimentos de armas, e através desse lançador, pode ser montado 8 bombas de 1000 kg em cada compartimento. A variedade de armas ar terra transportadas pelo B-2, é enorme. Entre as armas nucleares estão as bombas B-61 com 340 Kt de potência e a B-83, com uma potência nominal de 150 Kt. Além dessas armas, o míssil de cruzeiro AGM-129, pode ser instalado no B-2. Este míssil possui uma ogiva W-80 de 200 Kt de potência e um alcance de 3000 km. O AGM-129 poder ser equipado com ogivas convencionais, também. Outras armas transportadas pelo B-2, são as bombas GBU-31/ 37/ 38 JDAM, guiadas por GPS, bombas AGM-154 JSOW, também guiadas por GPS. Todas as bombas “burras” do arsenal da USAF podem ser usadas também. Recentemente, o míssil JASSM, de cruzeiro, foi incorporado ao arsenal do B-2.
Acima: Mesmo sendo bem maior que o F-117, o RCS de um B-2 é menor. Seu desenho avançado, é a segunda geração de aéronave furtiva a entrar em operação.
A capacidade desse avião, de se esconder dos radares é impressionante, principalmente se levarmos em consideração, seu tamanho. Um radar capaz de detectar um B-52 a 180km, só vai conseguir ver um B-2 quando ele estiver a 5 km do alvo. Ou seja, tarde demais para reagir. O B-2 aumenta em muito a capacidade de dissuasão do EUA, tornando muito arriscado se envolver em uma disputa bélica com os americanos. Um B-2 pode realizar sozinho uma missão que seria necessária um esquadrão inteiro de F-16, graças a sua grande capacidade de transportar uma grande quantidade de armas de precisão.
Acima: Desenho em 3 dimensões do B-2A. A forma de asa voadora, o faz um avião singular, diferente de todos os bombardeiros existentes no mundo, hoje.

FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0,80
Velocidade máxima: mach 0,85
Raio de ação: 12200km
Empuxo: 4X 7800Kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 21,03m
Envergadura: 52,43m
Altura: 5,18m
Peso: 49900kg
ARMAMENTO
Bombas guiadas por GPS GBU30/31/32/37 JDAM , B83 Nuclear, B61 Nuclear, Míssil AGM129 Tomahawk, JASSM.
ABAIXO, UM VIDEO SOBRE O B-2.



Fonte: aircombatcb.blogspot.com
Leia mais: Wikipedia

Bugatti Veyron Centenaire com 1.400 cv chega a 439 km/h


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Se o Bugatti Veyron perdeu o posto de veículo mais rápido de todos os tempos, dificilmente ele perderá o status de esportivo mais glamurizado da história. É ele quem vai comemorar os 100 anos de existência da Bugatti, em uma edição especial feita pela montadora. O Veyron Bleu Centenaire traz diversas modificações em relação a versão convencional, o que o torna ainda mais imponente e, principalmente, mais forte.

Sob o capô, o motor W16 passou a produzir 1.400 cv ante 1.001 cv da versão já comercializada pela marca. Com isso, o desempenho é de deixar qualquer entusiasta alucinado. Segundo a Bugatti, o cupê é capaz de atingir velocidade máxima de 439 km/h. Tal desempenho também se deve ao alívio de peso feito pela montadora, que afirma ter diminuído o volume do carro em 100 kg com adoção de peças de fibra de carbono e alumínio.

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O visual também muda na versão Bleu Centenaire, a começar pela carroceria pintada de azul, cor de modelos tradicionais da Bugatti. Ainda há detalhes cromados espalhados por todo o carro. Faróis e lanternas contam com iluminação por meio de leds. O modelo terá vendas iniciadas na Europa com preço em torno de R$ 3 milhões.


Fonte: Revista Auto Esporte

Fusca Turbinado

Isso é que é tuning!

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Quando falamos em fusca, lembramos daquele carro pequeno, diferente e até antigo. Era o esteriótipo de todo fusca até que chegasse a nova geração. Vou concordar como muitos para com o “New Beetle” e dizer que esperávamos mais dele do que se foi lançado… E, apesar de se lançar um carro caro, importado, a versão luxuosa do fusca trás apenas design vindo de uma plataforma totalmente nova. Seu motor, antigamente o clássico boxer, foi trocado por “motorzinho” normal de 4 ou 5 cilindros, ou um outro motor um pouco menos conhecido, o “V5″.

Mas isso não impediu de que, ainda sim, não tivessem quem mexesse no novo carro. Um fusca teve seu motor totalmente adaptado para suportar uma turbina de aviação! Os engenheiros tiveram que remover todo o assento traseiro e ainda o carro ficou 150cm mais comprido. a sua potência assusta: 1350 cavalos ( o Bugatti Veyron mais rápido tem 1.400 cavalos, chegando a 439 km/h ) de potência à 26.000 rpm de rotação máxima.

Seus criadores não souberam precisar a máxima velocidade do “jatinho”, apesar dos testes serem em circuito fechado, não havia distância o suficiente para atingir a velocidade máxima. E o melhor: este carro foi construido para o uso no dia-a-dia de qualquer cidadão. Sem ligar a turbina, é claro.

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Fonte: somnuscars.com