quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NORTHROP B-2 SPIRIT. O 1º bombardeiro invisivel do mundo.



DESCRIÇÃO
O bombardeiro invisível Northrop B-2A Spirit foi o resultado do programa ATB que foi desenvolvido de forma discreta, pois a característica de invisibilidade não era conhecida pelo público, naquela época. Em novembro de 1988 a USAF (força aérea dos Estados Unidos), apresentou publicamente o primeiro B-2 na famosa base aérea de Edwards. O desenho de asa voadora causou uma impressão aos espectadores sobre a possibilidade ou não daquele avião decolar. Um avião muito diferente do que se costumava ver. Testes, posteriores, não só provaram que o avião voava, mas que voava muito bem.

Acima: O B-2 é um dos principais vetores na dissuasão estratégica norte americana.
Com o B-2, a força aérea americana tem capacidade, já demonstrada, de atacar alvos em qualquer parte do mundo sem ser rastreado, com precisão e eficiência, sendo que o batismo de fogo desse bombardeiro foi no ataque contra a Servia que aconteceu em 1999 na operação força aliada. A configuração de asa voadora e sem superfícies de controle verticais dão a esse avião uma configuração inédita para essa categoria de aeronave.

Acima: Nesta foto da decolagem de um B-2 pode-se verificar o formato do escape de gases dos motores que otimizam o esfriamento da assinatura IR.
O B-2 usa um radar AN/APQ-181 de conceito LPI (low probability of intercept) ou baixa probabilidade de ser interceptado. Este radar de abertura sintética participa dos processos de lançamento de armas, seguimento do terreno para uma navegação e baixa altitude segura. Em 2010 deve ser entregue um novo radar de varredura ativa AESA que deve substituir o AN/APQ-181. O B-2, mesmo sendo um bombardeiro de ataque intercontinental, é operado por, apenas dois pilotos, que ficam sentados em dois acentos ejetáveis Aces ll zero zero , do mesmo tipo dos usados em caças com um painel com 8 mostradores de cristal liquido multifuncionais, e um “stick” de controle, igual ao usado em caças.

Acima: Com o uso da tecnica de reabastecimento em voo, o alcance do B-2 se torna virtualmente ilimitado.
O B-2 é propulsado por 4 confiáveis motores General Electric F-118 GE-100 que rendem 7847 kg de empuxo cada. Esses motores são montados no interior do corpo das asas e os bocais de escape dos motores não ficam expostos. Dessa forma, há uma diminuição da assinatura infravermelho do avião, aumentando sua imunidade contra sensores que trabalhem com esse tipo de assinatura.

Acima: Um B-2 "semeia" sua carga de 80 bombas MK-82 de baixo arrasto. A capacidade de destruição que o B-2 pode impor é arrasadora.
O armamento do B-2 é transportado, exclusivamente em dois compartimentos internos que ficam sob a parte central da fuselagem. Esses compartimentos, juntos, transportam, até, 20000 kg de armas. Existe um lançador giratório de armas fabricado pela Boeing, que pode ser instalado nos compartimentos de armas, e através desse lançador, pode ser montado 8 bombas de 1000 kg em cada compartimento. A variedade de armas ar terra transportadas pelo B-2, é enorme. Entre as armas nucleares estão as bombas B-61 com 340 Kt de potência e a B-83, com uma potência nominal de 150 Kt. Além dessas armas, o míssil de cruzeiro AGM-129, pode ser instalado no B-2. Este míssil possui uma ogiva W-80 de 200 Kt de potência e um alcance de 3000 km. O AGM-129 poder ser equipado com ogivas convencionais, também. Outras armas transportadas pelo B-2, são as bombas GBU-31/ 37/ 38 JDAM, guiadas por GPS, bombas AGM-154 JSOW, também guiadas por GPS. Todas as bombas “burras” do arsenal da USAF podem ser usadas também. Recentemente, o míssil JASSM, de cruzeiro, foi incorporado ao arsenal do B-2.
Acima: Mesmo sendo bem maior que o F-117, o RCS de um B-2 é menor. Seu desenho avançado, é a segunda geração de aéronave furtiva a entrar em operação.
A capacidade desse avião, de se esconder dos radares é impressionante, principalmente se levarmos em consideração, seu tamanho. Um radar capaz de detectar um B-52 a 180km, só vai conseguir ver um B-2 quando ele estiver a 5 km do alvo. Ou seja, tarde demais para reagir. O B-2 aumenta em muito a capacidade de dissuasão do EUA, tornando muito arriscado se envolver em uma disputa bélica com os americanos. Um B-2 pode realizar sozinho uma missão que seria necessária um esquadrão inteiro de F-16, graças a sua grande capacidade de transportar uma grande quantidade de armas de precisão.
Acima: Desenho em 3 dimensões do B-2A. A forma de asa voadora, o faz um avião singular, diferente de todos os bombardeiros existentes no mundo, hoje.

FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 0,80
Velocidade máxima: mach 0,85
Raio de ação: 12200km
Empuxo: 4X 7800Kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 21,03m
Envergadura: 52,43m
Altura: 5,18m
Peso: 49900kg
ARMAMENTO
Bombas guiadas por GPS GBU30/31/32/37 JDAM , B83 Nuclear, B61 Nuclear, Míssil AGM129 Tomahawk, JASSM.
ABAIXO, UM VIDEO SOBRE O B-2.



Fonte: aircombatcb.blogspot.com
Leia mais: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário